As compras realizadas através de Terminais de Pagamento Automático (TPA) nos Açores ultrapassaram, em 2025, os 2,16 mil milhões de euros, registando um crescimento homólogo de 8,3%.
Em sentido inverso, os levantamentos em Caixas Automáticos (CA) totalizaram 562,8 milhões de euros, o que representa uma diminuição anual de 3,8%.
De acordo com os dados divulgados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), o conjunto das compras em TPA e dos levantamentos em CA atingiu, no total do ano, um valor superior a 2,7 mil milhões de euros, traduzindo-se numa variação homóloga positiva de 5,6%.
Todas as ilhas do arquipélago apresentaram crescimento face a 2024, com destaque para a Graciosa (+7,0%), São Jorge (+6,8%) e Faial (+6,7%). São Miguel registou um aumento de 5,9%, enquanto o Corvo apresentou a variação mais moderada, com +2,1%.
Os dados do SREA mostram ainda que os meios de pagamento nacionais continuaram a dominar em 2025, representando 88% do volume total de compras e levantamentos efetuados na região. Paralelamente, os pagamentos de serviços através de TPA registaram um crescimento ao longo do ano, ultrapassando os 34 milhões de euros, um aumento homólogo de 75,3%.
Tendência de 2025 verificou-se também em dezembro
Em dezembro de 2025, as compras realizadas nos Açores através de Terminais de Pagamento Automático (TPA) atingiram 189,5 milhões de euros, registando um crescimento homólogo de 6,0%. A maioria destas transações foi efetuada com cartões de bancos nacionais, num total de 181,4 milhões de euros, enquanto as compras com cartões internacionais representaram cerca de 8,1 milhões de euros, valor que traduz um decréscimo face ao mesmo mês do ano anterior.
Ainda segundo dados do SREA, no mesmo mês, os levantamentos em Caixas Automáticos (CA) totalizaram 49,1 milhões de euros, o que corresponde a uma redução homóloga de 5,1%.
