Autor: Lusa/AO online
"Os Açores são uma região ultraperiférica (...) da União Europeia e precisam de apoios específicos e derrogações de políticas comunitárias e nesse sentido aquilo que foi agora aprovado poderá dar sinalizações positivas para os Açores, quer seja nos fundos comunitários, quer no âmbito dos apoios à agricultura, embora subsista uma preocupação muito forte relativamente ao que vai acontecer no seguimento da finalização do sistema das quotas leiteiras", previsto para 2015, disse Duarte Freitas.
O presidente do PSD/Açores falava à agência Lusa, no final de uma visita a Estrasburgo em que contactou com diversos responsáveis no Parlamento Europeu, numa semana em que o plenário da UE aprovou a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) e o quadro financeiro plurianual para o período 2014-2020, que considerou "documentos cruciais" para a Europa, Portugal e os Açores.
"É fundamental que estejamos presentes nestes momentos não só através dos nossos deputados europeus mas também seguindo com atenção aquilo que se está a propor, tentando influenciar", disse Duarte Freitas, acrescentando que outro dos objetivos é "salientar a importância" de haver "questões regionais" e não apenas ao nível nacional.
Sobre o orçamento comunitário para 2014-2020, disse estar "satisfeito" com a sua aprovação, considerando que “é muito importante que esses fundos sejam aplicados de forma a que se consigam resultados efetivos”.
“Não basta afirmar-se que se executam muitos fundos, o importante é que a aplicação desses fundos atinja resultados", afirmou.
Duarte Freitas referiu ainda que outro dossiê que o PSD acompanha com atenção é o da revisão do POSEI, programa específico para as ultraperiferias europeias, defendendo que a UE deve continuar a "dar atenção" às especificidades regionais.
Nestes dias em Estrasburgo, Duarte Freitas, que já foi deputado europeu, encontrou-se com o presidente do Parlamento Europeu, o socialista Martin Schultz, com a presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Danuta Huebner, e com o presidente do Partido Popular Europeu, Joseph Daul.
Em todas as reuniões destacou a importância de as políticas europeias levarem em conta as especificidades regionais e das ultraperiferias, mas também o contributo que estas regiões ultraperiféricas podem dar na tomada de decisões.
"O mar é um dos exemplos máximos de como a nossa região acrescenta riqueza à União Europeia e de como a nossa região pode contribuir ajudar a Europa a criar riqueza e investimento”, referiu, após o encontro com Danuta Huebner.
-
Autarca de Santa Cruz das Flores preocupado e insatisfeito com transporte aéreo
-
Cultura e Social
'Clássicos de Natal' do Coral de S. José