Miguel Gouveia diz que Paulo Cafôfo trouxe "primavera da cidadania" ao município do Funchal

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, disse, na sessão solene dos 511 anos da cidade, que o seu antecessor, Paulo Cafôfo, foi o responsável, em 2013, pela chegada da "primavera da cidadania" ao concelho.



"Uma primavera que retirou a mordaça que calava os representantes da oposição, permitindo que, em dias como o de hoje, possamos celebrar, aqui, juntos, a liberdade de pensamento, a liberdade de expressão, o direito à diferença e tudo o que eles representam. Uma primavera da cidadania que mudou para sempre o Funchal", declarou o autarca.

Miguel Silva Gouveia assumiu funções na Câmara do Funchal em junho, depois de Paulo Cafôfo ter renunciado para se candidatar à presidência do Governo Regional, nas eleições de 22 de setembro, pelo PS-Madeira.

Para o presidente, Paulo Cafôfo libertou "a capital da Madeira da subserviência institucional", tendo-se assumido "como defensor intransigente das autonomias, sejam do poder local ou regionais e dos direitos dos funchalenses, ante a hostilidade natural dos que se julgam predestinados".

Segundo o engenheiro eletrotécnico licenciado pelo Instituto Superior Técnico, o Funchal "nunca poderá aceitar ficar refém de um Governo Regional que pratique um centralismo de direitos", vaticinando que Paulo Cafôfo, nas funções que o futuro lhe reserva, saberá "tratar os funchalenses como madeirenses de plenos direitos".

"No Funchal, sabes [dirigindo-se a Paulo Cafôfo] que terás sempre a tua equipa porque esta será sempre a tua casa, não precisas esperar cinco anos para cá voltar, para o ano és convidado novamente", disse.

Miguel Gouveia anunciou que, na primeira reunião de Câmara em setembro será aprovada a Área de Reabilitação Urbana (ARU) na Ribeira de João Gomes, que envolverá o antigo Matadouro do Funchal e a zona circundante.

O Contact Center da Câmara do Funchal com balcão virtual, um centro de controlo e telegestão inovador para as águas do Funchal e o Centro Integrado de Gestão Municipal de Acontecimentos foram outras novidades anunciadas.

Por seu lado, o vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, lembrou os antigos presidentes da câmara Virgílio Pereira (1974/1982 e 1993/1994); Sá Fernandes (1982 /1985); João Dantas (1985/1993) e Miguel Albuquerque (1994/2013).

"Pessoas que se entregaram às funções que assumiram, defendendo a causa pública como muitos poucos o fizeram, pessoas que serviram os munícipes e que, ao contrário de outros, não se serviram, nem do município, nem dos seus cidadãos, pessoas com uma só palavra que não defendiam uma posição num dia e outra no dia seguinte, pessoas que não governavam para a imprensa e que não se preocupavam com a melhor pose para o fotógrafo. O seu foco estava nas efetivas necessidades de toda a população", disse.

Pedro Calado disse ainda que foram "homens que nunca negligenciaram ou renegaram as suas responsabilidades e que honraram os compromissos assumidos com o povo que os elegeu" e que "colocaram sempre o interesse público acima de quaisquer interesses pessoais".

O Funchal comemora hoje 511 anos da sua elevação a cidade, em cuja sessão solene os deputados municipais da oposição (PSD, CDS-PP, CDU, PTP, Roberto Vieira [ex-Nova Mudança]) criticaram a renúncia de Paulo Cafôfo para se dedicar à campanha para as legislativas da Madeira.

Para estes partidos, a renúncia representou "uma traição" de Paulo Cafôfo aos munícipes que o elegeram pela coligação Confiança (PS, BE, JPP, PDR e Nós, Cidadãos).

Criticaram ainda o facto de Miguel Gouveia estar a exercer uma função para a qual não foi eleito.

O deputado da CDU, Edgar Silva, falou dos seis desafios da cidade do Funchal nomeadamente o aumento da população urbana, o défice habitacional, a legalização, nas zonas altas, das casas de génese ilegal, o uso-fruto do oceano e da frente-mar, a segurança e proteção civil e a criação de uma cidade sem enclaves de segregação.

Pela coligação Confiança, Marta Freitas elogiou o trabalho da autarquia e manifestou a esperança que o próximo Governo Regional [atualmente é do PSD] venha a manter uma relação institucional com a Câmara "como um parceiro".

O presidente da Assembleia Municipal, Mário Rodrigues, e a vice-presidente da Assembleia Regional, Fernanda Cardoso, participaram também na sessão solene.

Na ocasião, foram distinguidos com a Medalha de Mérito Municipal - Grau Ouro, o Comité de Geminação entre o Funchal e Saint Helier (capital da ilha de Jersey) e a Associação de Amigos do Funchal em Leichlingen, assim como funcionários da Câmara.



PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024