Açoriano Oriental
Atentados de 11 de Março
Mais de 40 mil anos de prisão para responsáveis por atentado
A Audiência Nacional espanhola condenou esta terça-feira a mais de 40 mil anos de prisão três dos oito principais acusados dos atentados de 11 de Março de 2004.
Mais de 40 mil anos de prisão para responsáveis por atentado

Autor: Lusa / AO online
Os três acusados foram considerados culpados pelos assassínios e por tentativas de assassínios terroristas e ficarão na prática com as penas de prisão limitadas a 40 anos para cada um.

Os três dos oito principais acusados são os marroquinos Jamal Zugan, reconhecido como culpado de ter colocado as bombas, e Othman al-Ghadui, e o espanhol José Emílio Suarez Trashorras, os dois considerados “colaboradores necessários” para os atentados por terem participado no fornecimento dos explosivos à célula islâmica.

Por outro lado, o Tribunal espanhol surpreendeu por ter absolvido de qualquer crime Radei Osman El Sayed, “Mohamed O Egípcio”, que foi apresentado pela acusação como um dos três organizadores dos atentados.

Os dois outros acusados, que foram apresentados como organizadores dos atentados, os marroquinos Yussef Belhadj e Hassan al-Haski, foram condenados a penas de prisão inferiores a 20 anos por pertencerem a um grupo terrorista.

No total, sete dos 28 acusados foram absolvidos de qualquer crime.

A sentença da Audiência Nacional, tribunal especial para julgar casos de terrorismo, refere que nenhuma prova permite afirmar que a organização terrorista ETA esteve por trás dos atentados.

A leitura da sentença do pior atentado terrorista cometido em território espanhol despertou uma enorme expectativa política, social e mediática em Espanha.

Todas as cadeias de televisão espanholas transmitiram em directo a leitura da sentença pelo juiz Gómez Bermudez, à qual assistiram 27 dos 28 acusados e uma ampla representação das vítimas.

O julgamento dos atentados de 11 de Março de 2004 em Madrid - dos quais resultaram 191 mortos e mais de 1.841 feridos - decorreu entre Fevereiro e Julho deste ano.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados