Açoriano Oriental
Venezuela
Líder da oposição anuncia 16 mortos nos protestos

A líder da oposição venezuelana, Maria Corina Machado, anunciou que 16 pessoas morreram durante os protestos contra a contestada reeleição do Presidente Nicolas Maduro, denunciando a “escalada cruel e repressiva do regime” na Venezuela.

Líder da oposição anuncia 16 mortos nos protestos

Autor: Lusa/AO Online

“Alerto o mundo para a escalada cruel e repressiva do regime, que até à data contabilizou mais de 177 detenções arbitrárias, 11 desaparecimentos forçados e pelo menos 16 assassínios nas últimas 48 horas”, escreveu Machado no X.

“Esta é a resposta criminosa de Maduro ao povo venezuelano que saiu à rua como família, como comunidade, para defender a sua decisão soberana de ser livre. Esses crimes não ficarão impunes", acrescentou.

A oposição afirma que o seu candidato Edmundo Gonzalez Urrutia ganhou as eleições, alegando ter provas disso, e pede ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano para publicar os pormenores da votação.

Os Estados Unidos e vários países da América Latina e da Europa solicitaram uma contagem pormenorizada dos votos, enquanto as autoridades afirmam que o sistema informático do CNE se avariou devido a pirataria informática.

Após o anúncio do CNE, no domingo, de um novo mandato de seis anos para o presidente cessante, eclodiram manifestações em todo o país na segunda-feira.

Pelo menos onze civis foram mortos, de acordo com um relatório apresentado hoje por quatro organizações de defesa dos direitos humanos.

Ao mesmo tempo, o Ministério Público registou a morte de um soldado abatido a tiro.

Mais de uma centena de pessoas ficaram feridas durante os protestos.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.