Açoriano Oriental
Política
Ilegalizado principal movimento talibã no Paquistão
O Paquistão ilegalizou o principal movimento talibã, responsável pela onda de atentados sem precedentes que matou 1.200 pessoas em todo o país, no espaço de um ano, anunciou fonte oficial.

Autor: Lusa/AO online
    O Tehreek-e-Taliban Pakistan (Movimento de Talibãs do Pakistan, TTP), liderado pelo chefe tribal Baitullah Mehsud, que Washington afirma estar ligado à rede terrorista Al-Qaida, "foi ilegalizado devido ao seu envolvimento numa série de atentados suicidas", afirmou Rehman Malik, conselheiro do primeiro-ministro para as questões do Interior.

    "Um decreto" do gabinete do Interior "foi divulgado, ordenando o congelamento de todas as contas bancárias e bens das organizações" que são membros do TTP, uma federação de grupos armados, que fizeram nas zonas tribais do nordeste, fronteiriças com o Afeganistão, o seu bastião, segundo a televisão do Estado Pakistan TV (PTV).

    Washington considera que a Al-Qaida e os talibãs afegãos reconstituíram as suas forças nas zonas tribais paquistanesas graças ao apoio, nomeadamente, do TTP.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados