Hospital não tem seguro contra incêndios porque Governo assume prejuízos

O Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) não tem seguro contra incêndios, nem precisava de o ter, uma vez que por ser público, tem a garantia de que o Governo assume qualquer prejuízo que venha a ser causado por situações como a do incêndio do passado dia 4 de maio.



Conforme afirmou em declarações aos jornalistas a presidente do Conselho de Administração do HDES, Manuela Menezes, “o hospital nunca teve nem tem qualquer seguro contra incêndios”, o que é uma “prática comum” nos edifícios públicos, incluindo outros hospitais públicos, “dado o valor do prémio do seguro e pela casuística deste tipo de incidentes”. Por isso, esclareceu a presidente do Conselho de Administração do HDES, “quando isto acontece, são assegurados pelo Governo os danos provocados”.

Já sobre o futuro do HDES, Manuela Menezes afirma que “está a ser feito” um levantamento das necessidades mais prioritárias, mas reconhece que o hospital já está “subdimensionado para a resposta que pretendemos dar à nossa população”.

PUB

Premium

Decorre esta sexta-feira, na Aula Magna, em Ponta Delgada, a partir das 14 horas, a Cerimónia Comemorativa do 50.º Aniversário da Universidade dos Açores (UAc). Uma cerimónia que se irá também realizar na Horta, no dia 15 de janeiro e em Angra do Heroísmo, no dia 20 de janeiro, compreendendo assim os três polos da Universidade dos Açores. Para falar sobre as conquistas destes 50 anos e sobre os desafios que se colocam ao futuro, o Açoriano Oriental entrevistou a Reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal.