Programa de Estímulo à Investigação

Gulbenkian distingue projecto sobre planeta extra-solar

A Fundação Calouste Gulbenkian premeia hoje, terça-feira, oito projectos no âmbito do 14º Programa Estímulo à Investigação, programa este que apoia jovens investigadores e instituições.


    Um dos projectos premiados é o de Xavier Bonfils, do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa/ Observatório Astronómico de Lisboa (CAAUL/OAL), que levou à descoberta do primeiro planeta extra-solar, num programa que “pretende estimular a criatividade e a qualidade de jovens investigadores em áreas científicas de elevado potencial”, de acordo com a Fundação.

     “No futuro este projecto levará à descoberta de muitos planetas extra-solares”, refere em comunicado o Observatório Astronómico de Lisboa, que adianta que esta investigação “permitirá a detecção de um grande número de planetas de massa igual à terrestre, incluindo planetas habitáveis”.

     Distinguindo jovens nas áreas de Equações Diferenciais e sistemas dinâmicos, Aplicações Inovadoras da Física, Cosmologia/Astrofísica e Nanoquímica, a Fundação Calouste Gulbenkian apoia cada um dos projectos com 12.500 euros, 2.500 euros para o investigador e os restantes 10 mil a instituição de acolhimento.

 

PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.