Ambiente

Governo já investiu mais de 2,5 ME num projecto único de preservação ambiental

O Governo Regional dos Açores já investiu mais de 2,5 milhões de euros num projecto único de preservação ambiental em S. Miguel dedicado à turfeira, à vegetação laurissilva e ao priolo, uma pequena ave ameaçada de extinção.


A área de intervenção, na zona leste do Parque Natural da Ilha de S. Miguel, foi hoje visitada pelo secretário regional do Ambiente, Álamo Meneses, numa iniciativa integrada nas comemorações do Dia Nacional da Conservação da Natureza.

“Pretendemos com esta visita chamar a atenção pública para esta área de grande beleza natural”, afirmou Álamo Meneses em declarações à agência Lusa, acrescentando que o local onde está a decorrer este prometo de preservação ambiental, que abrange os concelhos da Povoação e do Nordeste, também possui um “enorme potencial turístico”.

Álamo Meneses salientou que este projecto “único” possui três vertentes distintas, sendo uma a preservação do priolo, que é uma das aves mais ameaçadas em todo o mundo e que apenas existe nesta zona da ilha de S. Miguel.

Outra das vertentes refere-se à protecção da vegetação laurissilva, que está ameaçada por espécies invasoras, enquanto a terceira visa a preservação da turfeira de altitude, que é uma planta rara.

Com a intervenção na zona da turfeira, o Governo dos Açores pretende também aumentar as condições de retenção de água, de forma reduzir os caudais das cheias, evitando consequências negativas como as que já ocorreram no passado.

Este projecto de preservação ambiental está a ser desenvolvido conjuntamente pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, Direcção Regional de Recursos Florestais e Parque Natural da Ilha de S. Miguel, tendo sido já apoiado em cerca de dois milhões de euros por fundos comunitários, através do programa LIFE.
PUB