Governo dos Açores investiu 1,1 ME no apoio ao pagamento de propinas em cinco anos

Mais de 4900 estudantes do ensino superior dos Açores foram apoiados, nos últimos cinco anos, no pagamento de propinas, revelou o Governo Regional



O apoio total, que abrangeu 4908 estudantes, ascendeu a 1,1 milhões de euros, sendo integralmente financiado pelo Orçamento Regional e traduz-se na atribuição de um valor individual de 232,33 euros por estudante, correspondente a um terço do valor máximo da propina, conforme definido pela Direção-Geral do Ensino Superior.

A medida visa apoiar o pagamento de propinas a estudantes residentes nos Açores há pelo menos três anos, através da concessão de um apoio anual, contribuindo para a sua permanência e sucesso no ensino superior.

Em comunicado, é referido que, relativamente ao ano letivo 2025/2026, foram submetidas 1186 candidaturas, das quais 1019 foram aprovadas, “correspondendo ao número total de beneficiários”.

O Governo dos Açores sublinhou que, nos últimos cinco anos, este programa permitiu apoiar 4908 estudantes, num investimento de 1,1 milhões de euros, “refletindo o compromisso com a promoção da igualdade de oportunidades no acesso e na permanência no ensino superior”.

A secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, citada na nota de imprensa, refere que esta medida “constitui um importante instrumento de apoio às famílias açorianas e aos jovens estudantes, reforçando a aposta do Governo Regional na qualificação dos recursos humanos e no futuro da região”.

PUB