Açoriano Oriental
Governo dos Açores e sindicatos iniciam revisão do estatuto docente na região
A Secretaria Regional da Educação e os sindicatos dos professores nos Açores iniciaram hoje o processo de revisão do Estatuto da Carreira Docente na região, que a tutela pretende que entre já em vigor no próximo ano letivo.
Governo dos Açores e sindicatos iniciam revisão do estatuto docente na região

Autor: Lusa/AO Online

“Esta reunião de hoje é, de certa forma, o pontapé de saída na revisão do Estatuto da Carreira Docente. Fundamentalmente, o que queremos hoje é conversar com os sindicatos sobre um modelo da revisão do estatuto e a sua calendarização”, disse o secretário regional da Educação e Cultura.

Avelino Meneses falava no início de reuniões que vai manter durante a tarde com o Sindicato dos Professores da Região Açores (SPRA) e o Sindicato Democrático dos Professores dos Açores (SDPA), em Ponta Delgada.

O titular da pasta da Educação nos Açores garantiu que "quer o modelo, quer a calendarização vão decorrer de uma negociação" e "não vão decorrer propriamente de uma imposição".

Avelino Meneses disse que numa reunião, a 01 de setembro, com os sindicatos foram manifestadas “preocupações e expectativas” de ambas as partes, tendo ficado “assente” que “durante este ano” se procederia à revisão do Estatuto da Carreira Docente.

"Todavia, da parte do Governo [dos Açores], uma coisa é certa: nós estamos na disposição de discutir as traves mestras do Estatuto da Carreira Docente e gostaríamos que essa discussão pudesse ser feita a tempo de o novo estatuto poder entrar já em vigor no próximo ano letivo", referiu.

O presidente do SPRA, António Lucas, destacou “o interesse” manifestado pelo secretário da Educação “em rever essencialmente a avaliação de desempenho, a formação contínua e a estrutura da carreira”, numa primeira reunião com os sindicatos no início do ano.

“Nós vamos introduzir, também, a questão dos horários de trabalho e algumas alterações pontuais nalgum articulado do estatuto”, afirmou António Lucas, em declarações à Lusa, considerando que a questão da estrutura da carreira "não traz polémica", porque "basicamente é estabelecer uma carreira com paridade com o nacional", o que "não existe, sensivelmente, desde 2009".

No entanto, e no entender do presidente do SPRA, as questões da avaliação do desempenho e, eventualmente, a formação contínua "são matérias mais delicadas", frisando que o sindicato "vai ver depois quais são as propostas da tutela".

Já o presidente do SDPA, João Pedro Gaspar, disse à Lusa que para o sindicato há três "questões essenciais" na revisão do estatuto, sendo a primeira a estrutura da carreira e a redefinição dos escalões, de forma a que não haja mais do que 34 anos de progressão.

A segunda questão é a avaliação, que deve ser um processo "menos burocratizado" e que "efetivamente" tenha efeitos na "valorização do mérito". Por fim, o SDPA aponta as "condições de trabalho", sublinhando a necessidade de haver também uma redução da componente letiva em função da idade e do tempo de serviço.

Para além destes aspetos, o SDPA considera que o estatuto docente nos Açores contém algumas matérias que "roçam a ilegalidade", como a impossibilidade de os professores terem direito, verdadeiramente, a um regime de trabalhador/estudante, ao contrário da generalidade das profissões, e os constrangimentos dos docentes que, em simultâneo, são encarregados de educação.

João Pedro Gaspar disse contar com "a abertura" do secretário regional da Educação para "dialogar" sobre estas questões.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados