Açoriano Oriental
Governo aprova ajuda extraordinária de 1,8 ME para minimizar prejuízos da seca na agricultura
O Governo Regional dos Açores aprovou hoje uma ajuda extraordinária de 1,8 milhões de euros para minimizar os prejuízos das produções agropecuárias e agroalimentares provocados pela seca que se faz sentir no arquipélago.
Governo aprova ajuda extraordinária de 1,8 ME para minimizar prejuízos da seca na agricultura

Autor: Lusa/Aonline

Este apoio financeiro extraordinário destina-se a suportar parcialmente os encargos com a importação de alimentos para os efetivos pecuários, de forma a minimizar o impacto da seca na economia regional.

A decisão, segundo o comunicado final da reunião do Conselho de Governo, surge como resposta às “severas condições climáticas” que se fazem sentir nos Açores, traduzidas numa redução da chuva nos últimos seis meses.

Esta situação provocou uma quebra na produção de forragem para os animais, com implicações negativas ao nível das fileiras económicas do leite e da carne.

Por outro lado, o executivo açoriano destinou 1,2 milhões de euros para a aquisição de um “contingente adicional de cereais” destinado a satisfazer as necessidades de consumo da indústria regional.

A medida, segundo o Governo Regional, tem em conta os valores históricos de consumo e pretende “manter a sustentabilidade e competitividade das indústrias regionais, contrariando o agravamento dos preços de mercado e evitando a repercussão dos custos ao nível da alimentação animal”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados