O secretário regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, considerou esse reconhecimento determinante para a estratégia de afirmação da fileira do leite dos Açores, acrescentando que “esta renovação é um passo central na valorização e na afirmação da produção regional".
Para António Ventura, citado em nota do Governo açoriano, a acreditação do SERCLA funciona como um motor de confiança para toda a cadeia de valor - produtores, associações, indústria e consumidores - consolidando a credibilidade do leite açoriano nos mercados nacionais e internacionais.
“Estamos a reforçar o compromisso dos Açores com a segurança alimentar e a reconhecer a excelência intrínseca de uma matéria-prima que é incomparável com outras regiões geográficas”, afirmou.
O secretário regional destacou ainda o profissionalismo da equipa do SERCLA e o papel fundamental da Federação Agrícola dos Açores no desenvolvimento de políticas públicas de valorização e promoção do setor.
“A aposta no setor do leite é uma aposta na sustentabilidade dos nossos solos, na preservação da água, no bem-estar animal e na fixação de jovens nas nove ilhas do arquipélago”, sublinhou.
O titular da pasta da Agricultura realçou também o papel estratégico do leite na autonomia da região, vincando que “o leite é um valor natural e um pilar essencial na segurança das disponibilidades alimentares de uma região ultraperiférica e dispersa em nove territórios”.
Com esta renovação, o Governo Regional reafirmou "a sua determinação em continuar a investir em ferramentas e serviços que promovam a excelência da produção, garantindo que a qualidade do leite açoriano é reconhecida por todos os elos da fileira e valorizada como um ativo estratégico da identidade e economia regional".
