Governo anuncia projecto para potenciar termalismo

Governo anuncia projecto para potenciar termalismo

 

Lusa/AO Online   Regional   2 de Nov de 2009, 15:54

O Governo açoriano anunciou hoje o lançamento de um projecto de investigação para potenciar o estudo e o aproveitamento dos recursos hídricos regionais, que vai ser desenvolvido em colaboração com o Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores (INOVA).

Segundo o secretário regional da Economia, a iniciativa, denominada TERMAZ, visa o "desenvolvimento sustentado dos recursos termais, hidrominerais e geotérmicos da Região".

Na abertura do Encontro Internacional de Termalismo e Turismo Termal e do III Fórum Ibérico de Águas Engarrafadas e Termalismo, Vasco Cordeiro acrescentou que o estudo vai incidir nos "pólos termais tradicionais como a Ferraria, Carapacho e Varadouro e nas áreas de elevado potencial termal, nomeadamente Furnas e Caldeiras da Ribeira Grande, em S. Miguel e Posto Santo, na Terceira".

"Será também dada especial ênfase à tipificação das águas e lamas termais existentes noutros pólos termais dos Açores, caso das Caldeiras da Ribeira Grande e das Furnas, em S. Miguel, da Furna do Enxofre, na Graciosa, e dos efluentes geotérmicos do Campo Geotérmico da Ribeira Grande", acrescentou.

Na área dos recursos hidrominerais, o governante adiantou que será dado realce ao estudo de águas gasocarbónicas, regionalmente conhecidas por "águas azedas", como as Lombadas, Ladeira da Velha e Moinhos, no vulcão do Fogo, e Serra do Trigo, Água Prata, Água Férrea, Água Azeda e outras, no vulcão das Furnas.

O encontro internacional de Termalismo e Turismo Termal e o III Fórum Ibérico de Águas Engarrafadas e Termalismo decorre até sexta-feira nas Furnas, na ilha de São Miguel, numa iniciativa do INOVA. (com ficheiro áudio)


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.