"Êxito que se esperava" afirmam sindicalistas

O coordenador da União dos Sindicatos do Porto (USP), João Torres, considerou esta quarta-feira que todos os dados já recolhidos no distrito permitem concluir que a adesão à greve geral "confirma o êxito que se previa e esperava".


“Ainda estamos muito longe de ter dados de todos os setores, mas estamos muito contentes com a paralisação, quer na administração pública central e local como no privado”, afirmou.

Segundo João Torres, “é com grande regozijo” que a USP regista uma participação “muito elevada” dos trabalhadores nesta greve.

“Não nos surpreendeu, estamos muito satisfeitos. Sabíamos que iria ser grande, atingindo tribunais, escolas, autarquias, transportes e empresas do setor privado”, explicou.

O coordenador enalteceu “a greve histórica registada na Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP)”, que impediu a saída de qualquer veículo.

De acordo com dados recolhidos pela Lusa, no distrito do Porto, dezenas de escolas não abriram hoje as portas devido à greve, sendo que em Matosinhos, por exemplo, 26 das 59 escolas encontram-se encerradas.

João Torres salientou ainda a paralisação de trabalhadores do setor da construção civil, afirmando que “cerca de 40 empresas registaram uma forte adesão”, que ficou entre os 50 e os 80 %.

Na área da justiça, a USP refere que a adesão foi total nos 2.º e 3.º juízos cível do Porto, nos tribunais judiciais de Amarante e Marco de Canavezes e na 1.ª secção do 3.º juízo do tribunal de família e menores do Porto.

As juntas de freguesia de Leça da Palmeira, Perafita e Leça do Bailo, em Matosinhos, encontram-se encerradas, bem como as de Miragaia, Vitória, Campanhã e Lordelo do Ouro, no Porto, acrescenta a USP.

A USP promove hoje à tarde uma concentração na praça da Liberdade, seguida de manifestação pelas ruas da baixa do Porto.

PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024