Autor: Lusa
Em comunicado, o Centro de Previsão do Tempo Espacial (SWPC) da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) alertou para esta situação particular sobre a qual serão fornecidos mais pormenores nas próximas horas.
As tempestades geomagnéticas, de acordo com o comunicado, podem afetar a infraestrutura orbital da Terra e a superfície terrestre, interferir nas comunicações, na rede elétrica, na navegação e nas operações de rádio e satélite.
A série de erupções começou a 8 de maio e as condições para a persistência da tempestade poderão prolongar-se até ao fim de semana.
“Uma grande mancha solar tem produzido erupções moderadas a muito fortes desde quarta-feira”, afirmou a agência, acrescentando que “pelo menos cinco destas erupções foram associadas a ejeções de massa coronal solar que parecem estar dirigidas para a Terra”.
Estas ejeções são explosões de plasma e campos magnéticos na coroa solar que causam tempestades geomagnéticas quando ocorrem na direção da Terra, explicou a NOAA.
A grande mancha solar lançou uma sequência espantosa de cinco ejeções de massa solar em direção à Terra, segundo a plataforma Spacewather.com, que estima que, se fosse um furacão, seria de categoria 04, o segundo mais forte que existe.
-
Presidente da República cancela visita à ilha do Corvo devido ao mau tempo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cancelou hoje a visita que tinha programado para a ilha do Corvo, nos Açores, “devido ao mau tempo”, segundo fonte da Presidência.
-
Cultura e Social
Ministra da Cultura defende aposta precoce na culturaA ministra da Cultura defendeu, nos Açores, uma aposta precoce na cultura, sublinhando que “os primeiros anos de vida são os mais decisivos” na formação dessa ligação, e garantiu que esta meta é “uma prioridade do Governo”