Compras com cartão sobem e levantamentos em multibanco caem em novembro

As compras com cartão nos Açores crescem 9,3% em novembro, enquanto os levantamentos em multibanco caem 2,5%, segundo dados do SREA



As compras realizadas nos Açores através de Terminais de Pagamento Automático (TPA) atingiram, em novembro de 2025, o valor global de 173,6 milhões de euros, o que representa um acréscimo homólogo de 9,3%, segundo os dados mais recentes do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA).

Deste montante, cerca de 163,0 milhões de euros corresponderam a compras efetuadas com cartões de bancos nacionais, refletindo uma variação homóloga positiva de 10,1% e confirmando o papel dominante das operações realizadas com cartões emitidos por instituições nacionais.

Pagamentos de serviços através de cartões bancários em TPA subiram 102%

As compras efetuadas com cartões de bancos internacionais totalizaram aproximadamente 10,7 milhões de euros, registando, ainda assim, um decréscimo homólogo de 1,5%.

Para além das compras, os pagamentos de serviços realizados por intermédio de cartões bancários em TPA apresentaram uma evolução muito significativa. Em novembro, estes pagamentos totalizaram cerca de 3,1 milhões de euros, traduzindo um aumento homólogo de 102,0%, mais do dobro do valor registado no período homólogo, o que evidencia uma crescente adesão a este meio de pagamento para a liquidação de serviços.

Pagamentos de serviços através de cartões em CA diminuíram 6,4%

Em contraste com a evolução positiva das compras, os levantamentos em Caixas Automáticos (CA) registaram uma diminuição. No mesmo mês, o montante total levantado nos Açores cifrou-se em 45,2 milhões de euros, correspondendo a um decréscimo homólogo de 2,5%.

Desse total, cerca de 43,9 milhões de euros respeitaram a levantamentos nacionais, com uma variação negativa de 2,3%, enquanto os levantamentos internacionais atingiram aproximadamente 1,2 milhões de euros, registando uma redução homóloga mais acentuada, de 7,5%.

Também os pagamentos de serviços realizados através de CA apresentaram uma evolução negativa, totalizando cerca de 8 milhões de euros, o que corresponde a um decréscimo homólogo de 6,4%.

Os dados evidenciam ainda que, nos últimos 12 meses, o volume de compras e levantamentos nacionais representou 87,9% do total das operações de compras e levantamentos efetuadas na Região Autónoma dos Açores.



PUB

Fruto sobretudo do aumento do turismo e das viaturas de aluguer, o consumo de gasolina 95 aumentou cerca de 20 milhões de litros nos Açores entre 2014 e 2024, tendo o mês de julho de 2025 ultrapassado pela primeira vez a barreira dos seis milhões de litros num mês