Crise financeira

Estados Unidos atravessam "tsunami de crédito"

Estados Unidos atravessam "tsunami de crédito"

 

Lusa/AOonline   Economia   23 de Out de 2008, 15:48

O antigo presidente da Reserva Federal norte-americana Alan Greenspan adimitiu esta quinta-feira perante o congresso norte-americano que os Estados Unidos estão a atravessar um "tsunami de crédito" e que a turbulência financeira o deixou num estado de paralesia.
O ex-funcionário falava no Comité para a Supervisão da Câmara de Representantes numa audiência para apurar o que as agências de controlo financeiro e económico do governo estavam a fazer enquanto a actual crise dos mercados se estava a formar.

    Segundo parte do seu testemunho divulgada pelo escritório de Greenspan, o responsável que liderou a Reserva Federal entre 1978 e 2006 afirma que as empresas e os mercados financeiros "deveriam estar muito mais regulados para impedir um tsunami financeiro" como este.

    Durante o período em que Greenspan liderou a Fed acelerou-se nos Estados Unidos a eliminação de regulações e reduziu a aplicação das que já existiam, enquanto nos mercados financeiros enquanto nos mercados financeiros se multiplicavam diversos instrumentos de especulação.

    Greenspan disse estar em "choque" e não conseguir acreditar como os bancos e as empresas financeiras não se autoregularam e controlaram a si mesmas, como contavam responsáveis de supervisão no Governo.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.