Açoriano Oriental
Estabilização da falésia das Calhetas começa em dezembro

Obra adjudicada por cerca de 2,4 milhões de euros e por um prazo de 600 dias, obteve o visto do Tribunal de Contas no início deste mês e vai arrancar no próximo mês

Estabilização da falésia das Calhetas começa em dezembro

Autor: Paula Gouveia

O início da obra de estabilização da falésia da freguesia das Calhetas, na Ribeira Grande, está previsto para o próximo mês de dezembro, de acordo com o Governo Regional.

Foi assinado contrato para a execução  da empreitada de estabilização da falésia da freguesia das Calhetas - 1ª fase com o consórcio formado pelas empresas Marques, S.A. e Tecnovia Açores, S.A., pelo preço de 2.415.700,01 euros com IVA e um prazo de execução de 600 dias; tendo o referido contrato sido visado pelo Tribunal de Contas no passado dia 6 de novembro.

A informação foi disponibilizada pelo Governo Regional, em resposta a um requerimento da representação parlamentar do Chega na Assembleia Regional dos Açores, onde se adianta que obtido o visto do contrato pelo Tribunal de Contas, segue-se a apresentação pelo adjudicatário dos documentos necessários à assinatura do ato de consignação.

A verba afeta à obra, cujo concurso tinha sido lançado em abril deste ano, está inscrita na proposta do plano e orçamento para o ano de 2024 e é suficiente para a concretização desta empreitada que consiste na proteção costeira da arriba, numa extensão de cerca de 180 metros, no troço compreendido entre cerca de 40 m a nascente da rua Nova da Igreja e 50 metros a poente da rua da Igreja. 

Como explica o governo regional, esta intervenção foi identificada como a mais urgente, estando ainda prevista a execução de fases subsequentes, que serão alvo de objeto de outras empreitadas.

De acordo com o executivo, estão previstas outras intervenções de proteção costeira das arribas, assim como a estabilização das respetivas falésias, noutros troços da orla costeira da freguesia das Calhetas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados