Açoriano Oriental
Crise financeira
Desempregados podem aumentar para 210 milhões
A crise financeira poderá levar a um aumento em 20 milhões do número de desempregados no mundo inteiro até o final de 2009, advertiu esta segunda-feira o director da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Juan Somavia.
Desempregados podem aumentar para 210 milhões

Autor: Lusa/AOonline
As estimativas da OIT indicam que "o número de desempregados pode passar de 190 milhões em 2007 para 210 milhões no final de 2009", disse Somavia numa conferência de imprensa.

    A população de trabalhadores pobres vivendo com menos de um dólar por dia pode aumentar em 40 milhões e a dos que vivem com dois dólares por dia em mais de 100 milhões, acrescenta a OIT.

    Juan Somavia salientou que estas projecções "podem revelar-se por baixo se os efeitos do actual abrandamento do crescimento económico e da ameaça de recessão não forem rapidamente combatidos".

    Milhares de postos de trabalho já foram suprimidos em Wall Street e noutros centros financeiros com a falência de bancos ou fusões na sequência da crise financeira.

    Mas a OIT adverte que os cortes vão também atingir trabalhadores dos mais variados sectores, como a construção civil, a indústria automóvel, o turismo, os serviços e o imobiliário.

    "Não é um simples crise de Wall Street, é uma crise em todas as 'streets' (ruas). Precisamos de um plano de salvamento da economia para as famílias de trabalhadores e a economia real, com regras e políticas que asseguram empregos decentes", disse.

    As taxas de desemprego têm vindo a subir em todo o mundo.

    Somavia pediu aos governos "acções rápidas e coordenadas para evitar uma crise social", e disse acolher favoravelmente "uma melhor regulação financeira e uma melhor supervisão".
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados