Açoriano Oriental
Geórgia
Desconhecidos destruíram a "cidade de jaulas"
 Desconhecidos destruíram, na madrugada passada, uma “cidade de jaulas” instalada pela oposição junto da residência do Presidente georgiano em Tbilissi, fazendo cinco feridos, informa esta sexta-feira a agência News-Georgia citando o estado-maior da oposição.

Autor: Lusa/AO Online

Segundo a oposição, que se manifesta desde 9 de Abril para conseguir a demissão do Presidente georgiano, Mikhail Saakachvili, as jaulas representam celas de prisão instaladas nas ruas da capital e simbolizam a transformação da Geórgia num “Estado policial”.

Os opositores que se encontravam no local do incidente declararam aos jornalistas que os assaltantes estavam fardados e à paisana. Cinco militantes da oposição ficaram feridos durante o ataque. Além disso, a oposição afirma que três opositores foram detidos, mas a polícia não confirmou essas acusações.

Há uma semana atrás, incidente semelhante ocorreu junto da Chancelaria georgiana, quando desconhecidos destruíram jaulas instaladas em redor do edifício. O Ministério do Interior da Geórgia alegou então ter-se tratado de confrontos entre a oposição e a população local.

Na véspera, representantes da oposição encontraram-se em Tbilissi com Peter Semneby, representante especial da União Europeia para o Cáucaso do Sul.

“Dirigimo-nos aos nossos amigos, aos diplomatas, com vista a travar o terror desencadeado pelo regime de Saakachvili”, declarou Nino Burjanadzé, dirigente do partido da oposição Movimento Democrático – Geórgia Unida e antiga presidente do Parlamento, à saída desse encontro, durante o qual os líderes da oposição informaram o representante da UE de alegados actos de terror e de pressão, assim como de detenções ilícitas de opositores nos últimos tempos.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.