Açoriano Oriental
Descoberta nova obra de Picasso oculta sob outra tela do pintor
Uma minuciosa restauração realizada pelo Museu Guggenheim de Nova Iorque permitiu localizar uma nova obra do pintor espanhol Pablo Picasso, descoberta por debaixo de outro dos seus quadros, intitulado

Autor: Lusa/AO online

Na obra original, correspondente à etapa azul do pintor, aparece uma mulher a passar a ferro, mas a restauração do quadro permitiu descobrir por debaixo uma figura masculina, de cabeça para baixo.

Os resultados obtidos graças a esta restauração, que foi liderada pela principal curadora do museu nova-iorquino, Julie Barten, permitirão "melhorar” a bibliografia e saber mais sobre os métodos de trabalho de Picasso.

O quadro "Mulher a passar a ferro” foi doado em 1978 ao Museu Guggenheim pelo colecionador alemão Justin Thannhauser e é, desde então, um dos quadros mais apreciados, atualmente exibido na mostra “Picasso Branco e Preto”, aberta ao público até 22 de janeiro.

Um porta-voz do Guggenheim disse à agência noticiosa espanhola EFE que, de momento, ainda não há pormenores sobre a identidade da pessoa que aparece no novo quadro, uma pintura que está a ser investigada.

Desde os primeiros estudos realizados ao quadro “Mulher a passar a ferro”, em 1989, os conservadores e historiadores de arte tinham suspeitado que por detrás desta obra, terminada em 1904, o pintor podia estar a esconder alguma coisa.

Alguns peritos sugeriram que a imagem pode ser um retrato de Benet Soler, um alfaiate de Barcelona amigo de Picasso, que ajudou o pintor quando este passou dificuldades, segundo se poder ver na página web do museu.

Agora, graças ao recurso a dois tipos de câmaras infravermelhas, o cientista Johan Delaney foi capaz de produzir imagens muito mais detalhadas do que qualquer estudo tinha conseguido ver, já que as novas tecnologias permitiram “ver para além da superfície”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados