Açoriano Oriental
Comissária europeia apresenta nos Açores agenda territorial
A comissária europeia para a Política Regional, Danuta Hubner, apresenta sexta-feira no conselho informal de Ponta Delgada, Açores, o projecto de agenda territorial europeia, que quer ver adoptada em 2008.

Autor: Lusa/Ao online
"A coesão territorial está consagrada no novo Tratado (de Lisboa)", disse a comissária, salientando que é tempo de serem definidas políticas neste âmbito.

    Sexta-feira e sábado os ministros do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Territorial dos 27 reúnem-se para debater o futuro da política europeia de coesão, após 2013.

    "A presidência portuguesa foi extremamente activa nesta área política", disse hoje à agência Lusa Danuta Hubner.

    Para além da agenda territorial e do futuro da política de coesão, Danuta Hubner disse ainda que em cima da mesa está o debate de um documento "a adoptar em Dezembro" sobre desenvolvimento territorial e inovação.

    A região dos Açores, exemplificou, "investe muito na inovação e competitividade, bem como no combate às alterações climáticas.

    "Temos que conseguir usar o nosso potencial territorial para ajudar a atingir uma Europa mais sustentável, competitiva e coesa".

    Danuta Hubner está empenhada em dar "uma dimensão territorial" a todas as políticas sectoriais.

    A agenda territorial ambiciona ainda contribuir para "uma política mais orientada para os resultados".

    A comissária quer lançar, em 2008, um Livro Verde sobre a agenda territorial.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados