Açoriano Oriental
Centro Pastoral da Saúde vai nascer nos Arrifes em 2026

Projeto orçado em 400 mil euros foi tornado possível graças à rentabilização do património da paróquia, explica padre Marco Luciano

Centro Pastoral da Saúde vai nascer nos Arrifes em 2026

Autor: Nuno Martins Neves

A paróquia da Saúde, localizada na freguesia dos Arrifes (concelho de Ponta Delgada), vai ter um Centro Pastoral que irá colmatar as necessidades da paróquia da Nossa Senhora da Saúde e da comunidade. O projeto, que foi apresentado quarta-feira à noite, está orçado em 400 mil euros e vai ter início em 2026.

As festas em honra da padroeira Nossa Senhora da Saúde deste ano vão ficar na memória, graças à apresentação do projeto para o novo centro pastoral da Saúde, um equipamento que vem colmatar as necessidades identificadas pelo pároco Marco Luciano.

Segundo nota de imprensa enviada às redações, o projeto agora apresentado vem suprimir uma lacuna na paróquia, “que não tem um equipamento condigno e com capacidade de reunir as pessoas para a realização das atividades pastorais”.

“Terá inúmeros espaços, incluindo quatro salas de catequese, sala/auditório, terá cozinha, despensa, áreas de armazenamento e parque de estacionamento que se pode também transformar em mais um salão”, afirma o pároco Marco Luciano, citado na nota.

O Centro Pastoral da Saúde ficará localizado junto à Igreja  de Nossa Senhora da Saúde e será uma estrutura moderna, adaptável a várias utilizações, refere a nota.

O projeto terá a assinatura do arquiteto Manuel Diniz, que também desenhou o Centro Pastoral de Moscavide, equipamento distinguido com o American Architecture Prize de 2017 na categoria de Design Arquitetónico e Arquitetura Institucional.

“Trata-se de uma pessoa com grande experiência, que conseguiu em Moscavide criar uma estrutura que não ferisse o templo local e também aqui, o arquiteto teve essa preocupação com a integração na paisagem, criando zona de jardim e toda uma nova configuração da envolvente da igreja, mais apelativa para o convívio e reflexão” acrescentou o pároco de Nossa Senhora da Saúde.

Segundo a nota de imprensa, o projeto está orçado em 400 mil euros, verba tornada possível pela rentabilização do património da paróquia, devendo a obra iniciar-se apenas no início de 2026.

A apresentação do projeto de novo centro paroquial esteve inserida no programa das festas de Nossa Senhora da Saúde decorrem até dia 20 de agosto, nos Arrifes.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados