Açoriano Oriental
Centro Intergeracional da Várzea com 70 vagas para crianças e idosos

Centro Intergeracional da Várzea integra-se na estratégia que tem sido desenvolvida para fortalecer a rede de apoio social no concelho de Ponta Delgada

Centro Intergeracional da Várzea com 70 vagas para crianças e idosos

Autor: Ana Carvalho Melo

O Centro Intergeracional da Várzea, que foi inaugurado na sexta-feira, disponibiliza cerca de 70 vagas para crianças e idosos.

Para o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, “este equipamento é mais uma prova de que as prioridades políticas da Câmara Municipal estão focadas nas pessoas e nas famílias”.

“É mais um garante da nossa aposta na coesão social e territorial do concelho de Ponta Delgada”, afirmou o autarca, citado em nota de imprensa.

De acordo com esta nota, o Centro Intergeracional da Várzea disponibiliza um Centro Integrado de Apoio ao Idoso e um Centro de Convívio, com capacidade para cerca de 25 idosos em cada uma dessas valências, assim como um ‘Espaço Jovem’, que vai receber perto de 20 crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos.

Sobre o Centro Integrado de Apoio do Idoso, o presidente do município especificou que a valência vai também acolher “pessoas em idade sénior das freguesias da Candelária, Feteiras e Sete Cidades”.

Salientou, nessa sequência, que o Centro Intergeracional da Várzea integra-se na estratégia que tem sido desenvolvida pela autarquia para fortalecer a rede de apoio social nas 24 freguesias de Ponta Delgada.

Apoio ao Idoso vai funcionar de segunda a sexta-feira, desenvolvendo atividades que promovam a saúde e bem estar físico e psicológico dos seus utentes.

Assegurando diariamente refeições como pequeno-almoço, almoço e lanche, a valência assume-se como um espaço proporcionador de conforto, segurança e assistência aos cidadãos seniores que, durante o dia, não podem ter a companhia e o apoio dos seus familiares e cuidadores.

Já o Centro de Convívio destina-se exclusivamente à comunidade sénior da Várzea e, funcionando dois dias por semana, tem também como propósito promover a autoestima, assim como o bem estar físico e mental dos respetivos utentes, através de atividades programadas para serem vivenciadas no interior e exterior do espaço.

A valência ‘Espaço Jovem’ será lugar de diversas atividades como teatro, música, dança, desporto e de fomento à inclusão digital. Foi criada tendo por base o princípio de intergeracionalidade, pelo que garantirá com frequência a interação entre jovens e cidadãos seniores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados