Autor: Lusa/AO Online
Novamente apostado em mostrar os bons exemplos, Cavaco Silva vai nesta primeira jornada do novo Roteiro conhecer as “virtualidades e energias presentes nas comunidades locais”.
Ao mesmo tempo, segundo uma fonte de Belém, Cavaco Silva pretende também dar “um contributo para a recuperação económica e social do país”.
Assim, a manhã de sexta-feira será dedicada à inovação empresarial, com visitas a duas empresas em Ovar e Santa Maria da Feira.
A primeira empresa a receber a comitiva será a Flex2000, um grupo que começou por trabalhar apenas em cordoaria e, mais tarde, se dedicou também à área das espumas, exportando já mais de 70 por cento da sua produção.
Ainda antes de almoço, o Chefe de Estado terá oportunidade de conhecer a Cork Suppy, uma moderna fábrica de rolhas de cortiça, que começou a laborar há quase dois anos e utiliza uma tecnologia inovadora para reduzir os aromas negativos em rolhas de cortiça natural.
À tarde, estará em destaque a inovação social, com visitas à CerciEspinho, que se dedica à educação e à formação profissional, ao CFPIP – Centro de Formação Profissional de Indústria de Calçado, especializado no design e instalado em São João da Madeira, e à empresa Deficiprodut, em Maceda, Ovar.
A Deficiprodut é uma unidade que tem mais de 70 por cento de trabalhadores deficientes, além do proprietário, também ele deficiente, e que utiliza desperdícios do sector do calçado para fazer objectos como porta-chaves.
À noite, Cavaco Silva irá ainda deslocar-se à Academia de Música de Espinho, dando destaque à inovação cultural.