Catarina Valadão candidata por Uma Ordem dos Arquitetos Presente nos Açores

Os Açores vão passar a ter uma Seção Regional da Ordem dos Arquitetos.



Depois de várias décadas em que a Ordem dos Arquitetos esteve organizada em apenas duas seções regionais (Norte e Sul), foi dado, agora, um passo decisivo que culminou num processo de descentralização que originou a criação de mais cinco seções regionais, entre as quais a dos Açores.

Desta forma e de acordo com nota, os arquitetos dos Açores vão poder eleger, no próximo dia 26 de junho, os órgãos da Seção Regional dos Açores.

Como candidata da Lista A pelos Açores, cuja liderança nacional é assumida por Daniel Fortuna do Couto, está a arquiteta Catarina Valadão que concorre a presidente do Conselho Diretivo da Seção Regional dos Açores.

O seu programa pretende valorizar o papel do arquiteto e da arquitetura, promover a criação do Prémio Regional de Arquitetura, criar as Jornadas Regionais da Arquitetura Açoriana, bem como criar o roteiro digital da Arquitetura Açoriana, a par do reforço da aposta nas ações de formação.

A candidatura da Lista A é composta por 19 arquitetos da Região, tendo, para além de Catarina Valadão, Fernando Monteiro como candidato à presidência Conselho de Disciplina Regional, Hélène da Silva como candidata a presidente da Mesa da Assembleia Regional, e Rui Sabino como mandatário da candidatura.

Refira-se que Catarina Valadão é natural de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira e Mestre em arquitetura pela Universidade Lusófona. É investigadora pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – Universidade de Coimbra e doutoranda do curso de Estudos Contemporâneos da Universidade de Coimbra.

PUB

Região conta com mais de 400 empresas de animação turística licenciadas. Os dados foram divulgados pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, em resposta a críticas da AREAT, que alertou para a atividade ilegal e a falta de fiscalização no setor