Segundo uma nota de imprensa, o Conselho Municipal do Turismo é de natureza colegial, sendo composto pelo presidente da autarquia e por representantes partidários e de grupos de cidadãos com assento na Assembleia Municipal de Ponta Delgada.
Inclui ainda os presidentes de Juntas de Freguesia e responsáveis do Governo dos Açores, de forças de segurança, do meio académico, de entidades ligadas aos transportes e infraestruturas, bem como de associações empresariais, sindicais e organizações da sociedade com intervenção no setor turístico do concelho.
O presidente da autarquia, Pedro Nascimento Cabral, afirmou, citado na nota de imprensa, que o novo órgão consultivo vai estar envolvido, “num registo de diálogo aberto e profícuo”, na implementação de estratégias e de políticas sustentáveis para o setor.
O autarca considerou que se promove, assim “a participação dos setores público, privado, associativo e da própria população na construção de uma visão estratégica comum, orientada para a valorização da oferta turística, inovação e desenvolvimento sustentável do concelho no seu todo”.
Pedro Nascimento Cabral pretende este seja um “espaço de participação democrática, marcado pela pluralidade, riqueza de ideias e sentido crítico construtivo”, em que todos os envolvidos “possam contribuir de forma estruturada para a alavancagem contínua do turismo em Ponta Delgada, sem descurar os necessários pontos de equilíbrio que uma visão de destino sustentável também pressupõe”.
Após a sua instalação, na quarta-feira, teve lugar a primeira reunião do Conselho Municipal, tendo sido abordados temas como a diversificação da oferta turística, o esbatimento da sazonalidade e a sustentabilidade ambiental.
A aplicação das receitas da taxa turística municipal, a promoção turística nas 24 freguesias do concelho e o futuro das acessibilidades e mobilidade aéreas foram também discutidas.
Câmara de Ponta Delgada com Conselho Municipal de Turismo
A Câmara de Ponta Delgada passou a dispor de um Conselho Municipal de Turismo que pretende envolver os agentes do setor e a sociedade civil na implementação de estratégias
Autor: Lusa/AO Online
