Açoriano Oriental
Economia
Câmara de Comércio e Industria perspectiva ano "muito difícil" para empresas e famílias
A Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) advertiu para perspectivas de um ano "muito difícil" para as empresas e famílias, com o desemprego a aumentar e o encerramento de algumas empresas.
Câmara de Comércio e Industria perspectiva ano "muito difícil" para empresas e famílias

Autor: Lusa/AO online
Num comunicado de balanço de fim de ano, a CCIPD sublinha que se vive "uma conjuntura grave e diferente de qualquer outra, pelo que são necessárias novas ideias", com "políticas mais transversais e mais transparentes, em detrimento de políticas avulsas".

“Para 2012 perspectiva-se um ano muito difícil para as empresas e para as famílias. O desemprego deverá continuar a aumentar face às reestruturações nas empresas e mesmo ao encerramento de algumas”, sustentou a CCIP, cuja direcção se reuniu hoje para balanço do ano e perspectivas para 2012.

Apesar de sublinhar a importância de medidas levadas a cabo na região como "a decisão de prorrogar o prazo para apresentação de candidaturas à Linha de Crédito Açores Investe II", criada pelo Governo açoriano, e "as novas medidas de apoio de carácter conjuntural anunciadas recentemente", a CCCID refere que são necessários "novos instrumentos" para as empresas.

Entre as politicas propostas pela Câmara do Comércio, e na sequência de fóruns realizados ao longo do ano, a associação defende, por exemplo, "a criação de um programa de apoio à reestruturação das empresas como forma de agilizar os processos de ajustamento à nova realidade económica dos Açores".

Além disso, reitera a necessidade da "criação de fundos de investimento imobiliário e de reestruturação reafectando recursos para as actividades mais produtivas".
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados