Açoriano Oriental
Câmara assinala primeiro aniversário da Lagoa Geotour

Efeméride foi assinalada com um painel de azulejos na baía de Santa Cruz e apresentação da geocoin que assinala os 500 anos do concelho

Câmara assinala primeiro aniversário da Lagoa Geotour

Autor: Ana Carvalho Melo

A Câmara Municipal da Lagoa assinalou, no domingo, o primeiro aniversário da Lagoa Geotur com a inauguração de um painel de azulejos alusivo a esta efeméride, na baía de Santa Cruz, em reconhecimento da importância do Geocaching na diversificação da oferta turística.

“Trata-se de reconhecer a importância que o geocaching tem desempenhado na diversificação da oferta turística no concelho”, afirmou a presidente da Câmara Municipal, Cristina Calisto, que reconhecendo que se trata de uma atividade direcionado para um nicho específico do mercado turístico salientou que “o geocaching tem conseguido captar visitantes para o concelho, mostrando diversos locais e paisagens lagoenses através de uma perspetiva única”.

Esta ocasião serviu, ainda, para a apresentação de uma nova geocoin que pretende assinalar os 500 anos de elevação da Lagoa e vila e sede de concelho, para além do lançamento de uma nova cache alusiva a esta efeméride.

A Lagoa Geotour é a mais recente de quatro geotours existentes no país e resultou da estreita colaboração entre a Câmara Municipal de Lagoa e o Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa, permitindo a criação de 40 caches que abrangeram todos os lugares e freguesias do concelho.

Desde o seu início, esta Geotour já foi visitada por quase duas centenas de geocachers, tendo sido registadas 864 visitas às 40 caches que a integram, sendo 836 encontradas e 28 não encontradas. A maioria dos geocachers é de nacionalidade portuguesa (59%), seguindo-se os de nacionalidade alemã (15%), suíça (5%), belga (4%), holandesa (3%) e dinamarquesa (3%).

Criada em 24 de julho de 2021, a Lagoa Geotour tem por objetivo proporcionar ao praticante do geocaching uma forma singular de conhecer diversos locais de índole turística, para além de assumir uma vertente histórica, cultural, ambiental e pedagógica. 


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados