BE diz que Governo é o "Robin dos Bosques" ao contrário

O Bloco de Esquerda (BE) comparou hoje o Governo com "Robin dos Bosques", mas no sentido "inverso", com o executivo a "tirar de baixo para dar aos de cima"


"Os dados da execução orçamental agora conhecidos, dos primeiros cinco meses do ano, dão conta que o Governo faz o inverso da política de Robin dos Bosques: Robin dos Bosques retirava aos ricos para dar aos pobres, o Governo o que faz é tirar aos de baixo para dar aos de cima", acusou o líder parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares.

O deputado falava aos jornalistas na Assembleia da República e comentava os dados de hoje da Direção-Geral do Orçamento (DGO), segundo os quais o défice das administrações públicas foi de 959 milhões de euros até maio deste ano, o que "compara favoravelmente" com o valor verificado no período homólogo.

O BE chama a atenção para o aumento do pagamento dos juros, que subiu "mais de 200 milhões de euros só nos primeiros cinco meses" de 2014.

"Quem é que paga este ajustamento? Pagam as pessoas, com mais impostos, paga a economia, porque com esta sobrecarga de impostos impede-se o desenrolar concreto e harmonioso da economia", assinalou Pedro Filipe Soares.

De acordo com a síntese de execução orçamental hoje publicada pela DGO, até maio, o défice das administrações públicas relevante para efeitos do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro (PAEF) e em contabilidade nacional foi de 959 milhões de euros, menos 631 milhões do que o observado nos primeiros cinco meses de 2013.

PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.