Autor: Lusa/AO Online
Na campanha “online”, que decorreu em simultâneo com a recolha de géneros em supermercados, a 01 e 02 deste mês, realizou-se de 17 de maio a 09 de junho e contou com a adesão de 3.198 internautas, com doações registadas e pagas.
A média de doação foi de 36,54 euros, sendo o leite o bem mais oferecido (39.438 litros), seguido do azeite (13.195 litros) e o açúcar (11.809 quilos).
O Banco Alimentar adianta que o total de doações registadas “online” será superior, uma vez que se encontram ainda pendentes vários pagamentos.
Domingo passado, data do fecho da campanha, as doações contabilizadas através do “site” da organização, situavam-se em 32.408 litros de leite, 10.504 litros de azeite e 9.674 quilos de açúcar.
De entre os Bancos Alimentares da Federação, Lisboa, Porto, Setúbal e Braga foram os que receberam maior volume de doações online.
Lisboa, Porto, Amadora, Braga, Almada e Coimbra foram as cidades onde se efetuaram as maiores doações.
“Os resultados da campanha ‘online’ 'Alimente Esta Ideia.net' são muito importantes para os Bancos Alimentares", disse a presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, Isabel Jonet, no comunicado hoje divulgado pela organização.
"Registou-se um acréscimo em relação a maio de 2012, tanto em valor doado (78.555.68 euros) como em quantidade de produtos doados (73.588 quilos)", acrescentou a responsável.
"Considerando o contexto socioeconómico particularmente difícil que atravessamos e que continua, diariamente, a fragilizar a vida de milhares de pessoas e famílias em todo o país, é muito gratificante vermos que, mesmo em situação de dificuldade acrescida, esta rede solidária, criada online, permanece atenta e mobilizada”, concluiu Isabel Jonet.