Açoriano Oriental
IPMA
Aviso de chuva e trovoada no norte e Açores e perigo de incêndio no centro e sul

Quatro distritos do norte de Portugal e ilhas dos Açores estão sob avisos de chuva e trovoada até domingo, enquanto o sul e centro do país estão com condições propícias a incêndios, alerta o IPMA.

Aviso de chuva e trovoada no norte e Açores e perigo de incêndio no centro e sul

Autor: Lusa/Ao online

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as regiões com risco muito elevado de incêndio situam-se na parte oriental do Algarve, enquanto o centro daquele distrito, e Beja, no sul, além de Castelo Branco, Portalegre e Santarém, no centro estão com risco elevado de fogos.

No norte do país e no arquipélago dos Açores, os avisos do IPMA são no sentido oposto: chuva e trovoadas.

O instituto lançou avisos amarelos, o terceiro mais grave numa escala de quatro, para os distritos de Bragança, Vila Real, Braga e Viana do Castelo, e também para os grupos central e oriental dos Açores.

No caso do norte do continente, o aviso amarelo – que implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica – foi emitido até às 21:00.

Nos Açores, o aviso relativo a chuva e trovoada está ativo até, pelo menos, às 08:00 de domingo.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) recomenda, entre outras medidas, que nos grupos central e oriental sejam mantidas limpos os sistemas de drenagem, bem como os adjacentes à residência, e que não se circule sem necessidade.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados