Açoriano Oriental
Autoridades garantem inexistência de risco de saude pública relacionado com voo do Haiti

A Coordenadora Regional, Ana Rita Eusébio, e o Delegado de Saúde Pública de Ponta Delgada, Eduardo Cunha Vaz, já confirmaram que não existe qualquer risco específico para a saúde pública relacionado com um voo particular que aterrou sábado no Aeroporto de Ponta Delgada, proveniente do Haiti.

Autoridades garantem inexistência de risco de saude pública relacionado com voo do Haiti

Autor: AO online

Em nota enviada à comunicação social é revelado que o voo saiu de Hong Kong há mais de 15 dias, tendo passado por Japão, Islândia, França e Haiti.

Acrescenta ainda que nenhum dos 11 passageiros e três tripulantes provém de Wuhan, na China, nenhum teve qualquer contacto com pessoas suspeitas de infeção por coronavírus e nenhum apresenta qualquer sinal ou sintoma de doença.

 Como tal, não existem critérios clínicos e epidemiológicos para casos suspeitos.

Mesmo sem serem considerados casos suspeitos e sem restrições de entrada e/ou circulação, ao nível do quadro legislativo nacional, a situação foi avaliada pela Autoridade de Saúde concelhia e regional, tendo os passageiros sido observados de forma preventiva.

Considerando o período de quarentena recomendado de 14 dias, não houve necessidade de qualquer precaução especial para proteção da saúde pública.

A articulação entre a Direção Regional da Saúde, as autoridades de saúde pública, os parceiros do Sistema de Proteção Civil da Região e o Aeroporto de Ponta Delgada decorreu de acordo com os procedimentos definidos.

Não existe atualmente nenhum caso suspeito em Portugal.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados