Crime

Apreensões de cocaina no aeroporto de Lisboa ascendem a 580 quilos em 2008

As autoridades portuguesas apreenderam em 2008 mais de 580 quilos de cocaína no aeroporto de Lisboa, sobretudo a passageiros que transportavam a droga consigo ou na bagagem, indicam dados oficiais da Polícia Judiciária (PJ).



Estas apresensões na Portela representam mais de 10 por cento do total de cocaína confiscado pelas autoridades em Portugal no ano de 2008, cerca de cinco toneladas.

A Venezuela foi o país de onde veio para Portugal a maior quantidade da cocaína apreendida pelas autoridades portuguesas em 2008 (1.473 quilos), seguido da Argentina (626 quilos), a Gâmbia (514 quilos) e o Brasil (360 quilos), informa a PJ.

De acordo com aquele órgão superior de investigação policial, durante o ano de 2008 foram efectuadas cerca de 90 apreensões de cocaína superiores a um quilo, que tentavam entrar pelo Aeroporto de Lisboa.

A maior quantidade de cocaína apreendida de uma vez só - e que traficantes tentaram introduzir por via aérea em Portugal - foi de 54 quilos, em Maio de 2008. A apreensão foi feita pela Direcção-geral das Alfandegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo.

A PJ indica ainda que foram detidas 3.930 pessoas relacionadas com questões de drogas, cabendo à Polícia de Segurança Pública (PSP) 2.210 detidos, à Guarda Nacional Republicana (GNR) 1.182 indivíduos e 362 à PJ.

Os cidadãos de naturalidade brasileira são os que representam mais casos de detenção por tráfico e consumo de droga, com 85 indivíduos, seguidos pelos colombianos com 13 detidos por tráfico, ainda de acordo com a PJ.


 
PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.