Açoriano Oriental
Açores estão a finalizar um novo Programa para Gestão dos Recursos Costeiros

A secretaria regional do Mar está a finalizar um novo Programa para Gestão dos Recursos Costeiros (MONICO), cujo objetivo é produzir mais informação para melhor avaliar, monitorizar e gerir os recursos costeiros do mar dos Açores.


Autor: AO Online/ Lusa

Citado numa nota enviada hoje às redações, o diretor Regional das Pescas, Luís Rodrigues, salientou que, “para uma gestão responsável da pesca, é fundamental produzir informação que habilite a melhor decisão”.

“Quantas licenças podemos atribuir para uma determinada arte de pesca? Que quota deve ser fixada para uma determinada espécie? Qual o estado de uma determinada população ou de um 'habitat' marinho? Estas são questões essenciais para uma boa gestão dos recursos, que garanta a sua sustentabilidade e, assim, o futuro da pesca”, sublinhou Luís Rodrigues, que participou no sábado, no porto de pesca do Porto Formoso, Ribeira Grande, na ilha de são Miguel, num trabalho de campo no âmbito de um projeto de monitorização de áreas marinhas protegidas (AMP) da região, que junta pescadores e cientistas da Universidade dos Açores.

Segundo informação do executivo regional, "o Grupo de Trabalho em Áreas Marinhas Protegidas (GAMPA) do IMAR (Instituto do Mar) e do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores tem vindo a desenvolver um plano de monitorização de recursos piscícolas" com o objetivo de "avaliar o estado desses recursos, de habitats e espécies prioritárias, incluindo tubarões e outros predadores costeiros".

De acordo com o diretor regional, este trabalho “conta com a participação de pescadores profissionais”, acrescentando que, “todos os anos, mais de um milhão de euros é investido no conhecimento do Mar dos Açores, através de projetos dos vários departamentos da secretaria regional do Mar, Ciência e Tecnologia.

A missão do Grupo de Trabalho em Áreas Marinhas Protegidas (GAMPA), que está a decorrer em São Miguel e Santa Maria, conta também com investigadores do departamento de Biologia da Universidade dos Açores e do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (DB-UAc/Cibio)e prevê mergulhos em vários locais das ilhas.

No próximo mês, no Faial, a secretaria regional do Mar organiza, a Conferência Internacional sobre Governança do Oceano em Regiões Arquipelágicas que vai reunir, entre outros, mais de uma centena de cientistas de vários países que trabalham em áreas das ciências do mar.

'Gestão da Pesca', 'Áreas Marinhas Protegidas', 'Ordenamento do Espaço Marinho', 'Ciências Socioeconómicas' e 'Literacia para os Oceanos' serão os principais temas a ser abordados, adianta ainda a nota divulgada pelo Governo Regional.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados