Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

I Semana “Melhor Educação, Melhor Cidadania” no Pré-escolar



Na semana de 27 a 31 de janeiro o Pré-Escolar juntou-se à I Semana de “Melhor Educação, Melhor Cidadania” com atividades lúdicas e pedagógicas sob os temas da natureza, saúde e bem-estar, animais, segurança rodoviária e música e histórias contadas. Foram realizadas inúmeras atividades que contaram com convidados exteriores ao colégio, o que permitiu às crianças contatarem com o meio envolvente.

O Parque Natural de São Miguel proporcionou-nos atividades sobre a natureza, e aprendemos também a plantar bolbos com a nossa amiga Sónia. O nosso enfermeiro Floriano ajudou-nos a tratar dos nossos brinquedos num hospital improvisado onde pudemos perceber a importância de cuidar dos outros. Como cuidar de nós também é importante, recebemos a mestre Raquel Moniz que nos ajudou a fazer yoga. Contamos com a ajuda da Ciência Divertida para realizar biscoitos de cão e slime, e nesse dia recebemos também a G.N.R. que nos trouxe cães e mostrou-nos como eram treinados. Andar na rua, como peões e como condutores é, sem dúvida uma responsabilidade enquanto cidadãos, pelo que a atividade levada a cabo pela Polícia Municipal, que trouxe bicicletas e sinais de trânsito foi, para além de importante, muito divertida. Para terminar a semana recebemos o projeto “Canta comigo, Leio contigo”, através do qual exploramos canções e histórias. Esta foi uma semana em que nos divertimos muito, alargamos as nossas interações sociais e aprendemos muito sobre vários temas que farão de nós bons cidadãos no futuro!

AO Escolas

A felicidade aos olhos dos mais novos…
No final do ano letivo, as crianças de 8 e 9 anos de idade, do 3.º ano da EB1/JI do Ramalho, revelam o que para eles é a felicidade e onde a encontram.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia
Projecto iCulture (Erasmus+) leva alunos da EBS da Povoação à Noruega
Os alunos Afonso Nazaré, Bianca Botelho e Vergílio Resendes, do 11.º A, e as professoras Carla Moreira e Cláudia Rosa representaram a EBS da Povoação na mobilidade à cidade de Levanger, na Noruega, entre 30 de Maio e 3 de Junho, mobilidade prevista no projecto iCulture, financiado pelo programa Erasmus+.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
4.ª Edição Desafio Kahoot Cultura Geral dos Açores
Nos dias 8 e 9 de junho, Ponta Delgada recebeu alunos de todas as ilhas do Arquipélago para disputarem entre si a final regional da 4.ª Edição do Desafio Kahoot de Cultura Geral dos Açores.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia

Notícias AO

Mercado da Graça vai custar mais meio milhão
"Mercado da Graça vai custar mais meio milhão" é a manchete da edição desta quarta-feira do Açoriano Oriental.
 
Doze meios aéreos e mais de 1.250 operacionais no combate na serra da Estrela
Doze meios aéreos e mais de 1.250 operacionais estão na tarde desta terça-feira a combater o incêndio que lavra na serra da Estrela, segundo o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
 
Governo dos Açores atribui 816 mil euros aos centros de ciência
A Direção da Ciência e Tecnologia dos Açores atribuiu, este ano, um apoio de 816 mil euros aos centros de ciência da região, anunciou o Governo Regional.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados