Escola

Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Día de los Muertos

Día de los Muertos - A comemoração mais conhecida do México

Comemorado anualmente nos dias 1 e 2 de novembro, no México, principalmente em Águas Calientes, na Cidade do México, em Morelos, em Oaxaca e Quintana Roo, o Día de los Muertos (Dia dos Mortos, em português) é a tradição mais popular do país, que se materializa em visitas aos túmulos de entes queridos e na preparação de altares com fotografias, velas, flores, comida, entre outros objetos. Acredita-se que durante estas celebrações as almas têm a oportunidade de voltar do além para estarem perto dos seus.


A celebração mexicana do Dia dos Mortos é de origem indígena, existindo desde o tempo das Civilizações Maia e Asteca. De acordo com o que muitos historiadores afirmam, há mais de 3000 anos, inúmeros povos faziam homenagens aos mortos conservando os seus crânios e expondo-os em cultos para celebrar o fim do seu ciclo de vida. Inicialmente, as celebrações ocorriam durante todo o mês de agosto. Porém, quando os colonizadores espanhóis chegaram ao continente, mudaram a sua data para o fim do mês de outubro e início de novembro, fazendo-a ficar mais próxima do Dia de Todos os Santos e do Dia dos Finados, ambas celebrações católicas comemoradas nos dias 1 e 2 de novembro, respetivamente. As suas origens podem também estar ligadas ao culto prestado pela Civilização Asteca à Dama da Morte, esposa do Rei da Morte, procurando homenagear os antepassados e celebrar o seu “retorno”, de acordo com as lendas.

Apesar deste tema aparentar ser um pouco excêntrico para aqueles que pensam na morte apenas como um período de sofrimento e luto, a verdade é que este feriado é vivido com bastante alegria e de forma animada, conjugando danças, comida e muitas decorações.

Associados às comemorações do Dia dos Mortos encontramos o altar de sete níveis. O primeiro nível (o térreo) contém uma cruz feita de flores, sementes ou frutas; o segundo tem a fotografia da pessoa falecida a quem o altar é dedicado; o terceiro compõe-se de frutas e dos pratos favoritos do homenageado; no quarto é exposto o pan de muerto (pão tradicional oferecido como alimento e consagração); no quinto é depositado sal (que representa a purificação); o sexto é dedicado às almas do purgatório e o sétimo destina-se à imagem do santo de devoção da família. Acrescem as calaveras dulces (caveiras doces), preparadas com açúcar, água quente e limão, que, à semelhança dos outros doces, costumam ser confeitados de cores vivas e, muitas vezes, apresentam na testa o nome da pessoa falecida a quem é dedicada, supostamente garantindo-lhe um lugar no paraíso. Surgem também os esqueletos com roupas e outros adereços (chapéus, brincos, echarpes, entre outros adereços), que, normalmente, eram feitos de papel machê, madeira ou barro, contudo pode-se encontrar esqueletos humanos. Estes costumam estar espalhados pelas casas e pelas ruas, pois, segundo a tradição, são os adereços que recebem as almas. Para representar a beleza e a transitoriedade da vida são usadas flores, sendo as mais comuns a crista-de-galo, o cravo, o crisântemo e a cempasúchil, utilizadas no arco que simboliza o portal de entrada para as almas passarem, nos altares, nos túmulos e para marcarem o caminho dos altares até aos mortos. Por fim, temos a La Catrina, uma figura icónica nestes dias de celebração que foi inspirada na La Calavera de la Catrina, de José Guadalupe Posada. É a representação de uma dama da alta sociedade, ostentando um vestido elegante e um chapéu encantador, supostamente em representação do estilo de vida europeu.

Curiosamente, as comemorações do Día de los Muertos podem estender-se por sete dias, mais especificamente, entre vinte e seis de outubro e três de novembro. Em 2003, esta festividade mexicana foi declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, confirmando a sua relevância.

 

Mais lidas

Nenhum artigo disponível para leitura.

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
Escola Profissional da Povoação
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
Escola Secundária da Lagoa
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
No âmbito da participação no Projeto Exoclock da Missão Espacial ARIEL pela parceria estabelecida entre o OASA - Observatório Astronómico de Santana, Açores e o Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, foram realizados no OASA na noite de 21 para 22 de junho de 2024, os primeiros testes do equipamento destinado a este projeto. Esta observação astronómica foi realizada com o apoio de funcionários do OASA e dos astrónomos amadores João Porto e Valter Reis.
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Manifesto dos 50 condena divulgação de escutas que envolveram Costa
Manifesto dos 50 condena divulgação de escutas que envolveram Costa
O movimento Manifesto dos 50 condenou a divulgação das escutas que envolveram o ex-primeiro-ministro António Costa, no âmbito do processo Operação Influencer, alertando para o impacto negativo na credibilidade das instituições e pedindo esclarecimentos ao procurador-geral da República