Açoriano Oriental
Vestígios de melamina encontrado em bolachas nas Filipinas
As autoridades de saúde filipinas anunciaram ter encontrado vestígios de melamina em dois tipos de bolachas importadas da China, aumentando para seis o número de produtos contaminados pela substância tóxica.

Autor: Lusa/AOonline
O secretário de Estado da Saúde filipino, Francisco Duque, especificou que se trata de biscoitos "Lotte Snack" e "Lotte B&W" da marca Koala, uma das 30 que está a ser investigada e que será retirada de todas as lojas até nova ordem.

    Previamente, o governo filipino informara ter detectado melamina em duas marcas de leite, numa bebida energética e numa marca de bolachas, todas procedentes da China.

    A melamina é um componente químico industrial usado no fabrico de plásticos e misturado no leite para simular que este é rico em nutrientes, um processo habitual na China, onde até à data causou a morte de quatro bebés.

    O caso foi revelado pela imprensa há cerca de um mês, depois de concluídos os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, mas já era conhecido de algumas autoridades locais e, segundo o Ministério chinês da Saúde, as quatro mortes provocados pelo leite contaminado ocorreram todas entre Maio e Agosto.

    No conjunto, 43.603 crianças receberam tratamento hospitalar por terem ingerido leite contaminado com melamina, produto tóxico que causa complicações renais.

    O escândalo do leite contaminado, que envolveu três das maiores empresas chinesas do sector, "prejudicou gravemente a saúde das crianças e "arruinou a reputação" da indústria de lacticínios do país, reconheceu o governo chinês.

    A polícia deteve 28 suspeitos e três altos funcionários, entre os quais o primeiro secretário do partido comunista de uma capital provincial e o director da Administração Central do Controle de Qualidade e Supervisão foram demitidos.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados