Açoriano Oriental
Exposição
Vestes Sagradas expostas na Ribeira Grande
As vestes sagradas dos sacerdotes usadas nas eucaristias vão estar, pela primeira vez, em exposição no Museu Municipal de Ribeira Grande, entre os dias 22 de Maio e 4 de Julho, das 8h30 às 17h30.
Vestes Sagradas expostas na Ribeira Grande

Autor: Teresa Franco / Ana Carvalho Melo
A exposição reúne um conjunto exemplificativo de uma variedade de modelos e cores de paramentos eucarísticos, usados pelo pároco da Igreja da Matriz da Ribeira Grande. Contempla, ainda, painéis explicativos sobre o uso da veste própria do sacerdote celebrante para a Missa e outras funções sagradas com ela directamente ligadas.


A diversidade de cores dos paramentos (branca, vermelha, verde, preta e cor-de-rosa) é o que mais ressalta à vista nas vestes do sacerdote. A cor tem a finalidade exprimir externamente de modo mais eficaz, por um lado, o carácter peculiar dos mistérios da fé que se celebram e, por outro, o sentido progressivo da vida cristã ao longo do ano litúrgico.


A veste sagrada comum a todos os ministros, seja qual for o seu grau, é a alva, que será cingida à cintura por um cíngulo. A veste própria do sacerdote celebrante, para a Missa e outras funções sagradas com ela directamente ligadas é a “planeta” ou casula, que se veste sobre a alva e a estola.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.