Açoriano Oriental
Universidade dos Açores atribuiu 334 mil euros em bolsas

Em 2023 a Universidade dos Açores atribuiu um conjunto de diferentes bolsas no âmbito de programas de mobilidade a 176 pessoas

Universidade dos Açores atribuiu 334 mil euros em bolsas

Autor: Rafael Dutra

A Universidade dos Açores, atribuiu 334 mil euros a 176 beneficiários, no ano de 2023, num conjunto de diversas bolsas no âmbito de programas de mobilidade.

De acordo com a publicitação das subvenções concedidas pela Universidade dos Açores no ano de 2023, nos termos do artigo 4.º da lei n.º 64/2013, de 27/08, este apoio chegou a 176 beneficiários, não só a estudantes como também ao staff académico.

Recorde-se que as oportunidades de mobilidade do programa Erasmus+ não se destinam só a estudantes como também ao staff académico, docente e não-docente do conjunto de instituições de ensino superior europeias e de países parceiros associadas ao programa.

Refere-se ainda que estes apoios atribuídos são relativos apenas a bolsas relacionadas com programas de mobilidade.

Uma vez que este documento em questão não especificava que tipo de bolsa foi atribuída a cada beneficiário, e em que contexto foi atribuída, o Açoriano Oriental apurou, junto a fonte da Universidade dos Açores, que se tratam de diversas bolsas:  de investigação, apoio social, estudo e de mobilidade.

Do total de pessoas que receberam bolsas por parte da UAc, no ano de 2023, em contexto de mobilidade, 138 receberam bolsas de  mobilidade Erasmus, sendo que desses beneficiários, 13 receberam ainda uma bolsa privada, em complemento a este programa, para apoio com questões de mobilidade.

No âmbito de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTSP), 19 pessoas receberam bolsas de estudo.

Houve ainda 14 pessoas que receberam bolsas de apoio social, que lhes foram concedidas por parte de entidades privadas. De igual modo, foram concedidas por entidades privadas a três beneficiários bolsas de apoio social e uma bolsa de mobilidade no âmbito do programa Erasmus.

Os restantes três beneficiários receberam bolsas de investigação. A soma das três bolsas resultou num apoio no valor de aproximadamente 17 mil euros, ou seja, resultando numa média de bolsa de investigação no valor de 5.730 euros. Sendo que a maior quase chegava aos 10 mil euros (9.837 euros), e a menor apenas a 2.792 euros.

Excluindo as bolsas de investigação, a bolsa com o menor apoio concedido tinha o valor de 119 euros. Já a maior bolsa atribuída por parte da UAc foi de quase seis mil euros (5943 euros).

Analisando todos os beneficiários e as respetivas bolsas concedidas, isto traduz-se numa média de 1.867 euros atribuídos a estes beneficiários,  por parte da universidade açoriana em 2023.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados