Trump ameaçou hoje fechar todas as fronteiras com o México

O Presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou esta quinta-feita fechar a fronteira com o México por um período não revelado, caso considere que o seu aliado do sul perdeu o "controlo".



No dia em que os EUA celebram o Dia de Ação de Graças - uma festa de celebração do espírito de tolerância -, Donald Trump cita a situação envolvendo uma caravana de refugiados, vinda da América Central e a caminho dos EUA, que se encontra acampada em Tijuana, no México, para justificar a possibilidade de decretar o encerramento de fronteiras com este país.

Trump disse que se trata de “uma situação realmente má” e considera que se for considerada “incontrolável” obrigará a “fechar a entrada nos EUA até que se possa garantir o controlo” e que este encerramento se aplicará a toda a extensão de fronteira com o México.

O Presidente dos EUA também referiu que autorizou as tropas americanas estacionadas na fronteira a usar força letal contra os migrantes, “se for necessário”, acrescentando: “Espero que tal não seja necessário”.

Donald Trump, que foi celebrar em família o Dia de Ação de Graças na Florida, afirmou aos jornalistas que não tinha escolha, porque está a “lidar com pessoas rudes”.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares