Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Torneio de Futsal 2023


image (1)

No âmbito de Cidadania e Desenvolvimento, a turma A, do décimo ano, trabalhou os seguintes domínios: Direitos Humanos (Igualdade de Género no Desporto); Saúde (Saúde e Desporto) e Empreendedorismo (Desporto Solidário).

   Para desenvolver os domínios ‘Direitos Humanos’ e ‘Saúde’, os alunos colaboraram com o grupo disciplinar de Educação Física na organização do Torneio de Futsal 2023 (2.º Semestre), e o tema da ‘Igualdade de Género no Desporto’ com equipas mistas, desempenhando as tarefas de arbitragem, apoio à organização e animação musical. 

   Para desenvolver o domínio ‘Empreendedorismo’, foi organizada uma angariação de fundos cujo valor obtido reverteu para o projeto “Melika” (65 euros), através da venda de produtos alimentares saudáveis e de cadernos alusivos ao projeto. 

 

   Feito o balanço, concluiu-se que a atividade foi bem sucedida, realçando os seguintes aspetos positivos: disponibilização de tempo de aulas das disciplinas de Educação Física, Filosofia, Matemática, Física e Química; espírito de entreajuda na preparação do torneio; cumprimento das regras definidas para a utilização dos balneários no pavilhão e interação com o público na criação de um ambiente propício e divertido para todos os participantes em geral. 

   Por outro lado, também foram identificados alguns aspetos menos positivos: apesar de não ser responsabilidade da turma, verificou-se o não cumprimento das regras na utilização das bancadas e nas casas de banho, assim como a falta de sacos de lixo no recinto, o que fez com que as bancadas ficassem sujas; por último, o preçário da barraca foi alterado devido a não corresponder ao que estava a ser vendido. 

   Em suma, os alunos consideram que o torneio, de uma forma geral, correu bem e agradecem a todos os que contribuíram para a realização desta atividade escolar. 

Turma A, do décimo ano

AO Escolas

Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa
Disciplina de Português e área de Cidadania e Desenvolvimento comemoram Dia Internacional da Mulher
No passado dia 8 de março celebrou-se o Dia Internacional da Mulher, e a turma C do 10º ano associou-se às comemorações efetuadas na escola. No âmbito da disciplina de Português, e no contexto da área de Cidadania e Desenvolvimento, a turma foi desafiada pela docente de Português a construir um painel composto por algumas “Mulheres que fizeram História”.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Rita Júdice é a nova ministra da Justiça
A advogada Rita Alarcão Júdice vai ser a nova ministra da Justiça do Governo liderado por Luís Montenegro, tendo sido sócia da sociedade de advogados PLMJ entre 2013 e 2023.
 
Pedro Duarte assume desafio dos Assuntos Parlamentares numa Assembleia fragmentada
Pedro Duarte, que recentemente foi apontado por Marques Mendes como “um dos melhores políticos da sua geração”, vai assumir o desafio dos Assuntos Parlamentares, numa altura em que a Assembleia da República inicia funções fragmentada.
 
Crise inflacionista e energética custa ao Estado 226,8 ME até fevereiro
As medidas para mitigar o efeito da crise energética e inflacionista custaram ao Estado 226,8 milhões de euros até fevereiro, de acordo com a síntese de execução orçamental divulgada hoje.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados