Teixeira dos Santos é o quarto pior ministro das Finanças para o Financial Times


 

Lusa / AO online   Economia   17 de Nov de 2009, 10:48

O ministro de Estado e das Finanças, Teixeira dos Santos, foi classificado esta terça-feira como o quarto pior governante desta pasta pelo jornal diário britânico 'Financial Times', melhorando quatro posições desde a última análise.
Na edição de hoje do 'Financial Times', Teixeira dos Santos arrebata o 15.º lugar em 19 ministros, ainda assim uma subida de quatro lugares face ao último ranking lançado pelo diário, em 2008, quando era considerado o pior ministro das Finanças.

O jornal diz que Teixeira dos Santos "é um sobrevivente" mas é penalizado pelas "consideráveis fraquezas estruturais e crescentes défices" que a economia portuguesa enfrenta. Em 16º lugar aparece a espanhola Elena Salgado, numa lista que tem o ministro das Finanças irlandês no último lugar.

Em primeiro lugar desta classificação surge a ministra francesa Christine Lagarde, a quem é elogiado "o papel proeminente na gestão da crise a nível internacional" e afirmando que esta "demonstrou uma forte determinação em criar uma resposta coordenada".

Segundo o jornal, nenhum outro ministro das Finanças de uma grande economia a nível mundial ultrapassou este ano de teste para as economias em tão boa forma.

A análise do 'Financial Times' é realizada por um painel de sete economistas europeus de topo e avalia os ministros pelas suas capacidades políticas e pelo desempenho das suas economias.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.