Autor: Luísa Couto
As últimas novidades ao nível do som, imagem e informática estão disponíveis, para descobrir e experimentar, este fim-de-semana no Pavilhão do Mar, naquela que é a terceira edição da Expo Hi-Tech.
São mais de dois mil metros quadrados preenchidos com inovação e tecnologia, representando um significativo acréscimo em comparação com a edição anterior. Pela primeira vez, a organização aposta forte na presença de produtos tecnológicos de consumo, como é o caso, por exemplo, de uma nova geração de aparelhos de televisão, a apresentar ao longo do certame.
Ainda assim, o director da Expo Hi-Tech, Mário Travanca, reconhece que gostaria de ter mais empresas do mercado regional, sobretudo de tecnologias de consumo, a participar na iniciativa.
É que a esmagadora maioria das participações dizem respeito a empresários locais, à excepção de um empreendedor oriundo da ilha Terceira que tem repetido a presença no certame.
"Se calhar depois de passarem por cá, vão repensar uma presença numa próxima edição", defende Mário Travanca, adiantando ainda que é pretensão da organização chegar "mais longe".
"A dimensão regional poderá não justificar, para algumas empresas, a aposta de uma presença neste certame. Ainda assim, em próximas edições, vamos investir mais junto dos mercados externos à Região".
E ainda que a Expo Hi-Tech esteja orientada para um público específico, os promotores asseguram que foi desenvolvido um trabalho esforçado no sentido de captar todo o público em geral.
"Nos últimos dias, fruto da acção promocional, temos sido contactados por várias pessoas a solicitar mais informações sobre a mostra. Isso poderá ser um bom indicador", acrescentou.
Presente na inauguração oficial da Expo Hi-Tech, o secretário regional da Ciência Tecnologia e Equipamentos, José Contente, não deixou de salientar a importância da natureza do evento, numa sociedade cada vez mais orientada para soluções tecnológicas ao nível da informação e do conhecimento, que são determinantes numa região como os Açores.
"Esta é uma primeira oportunidade para as empresas mostrarem novas oportunidades de negócio a outras empresas. É também uma feira que aposta na inovação e nas parcerias", sustentava o governante.
Para além de empresas ligadas à música ou informática, marcam também presença nesta mostra produtoras de televisão e a própria RTP/Açores que, para além da cobertura permanente do evento, vai proporcionar aos visitantes a possibilidade de ganharem um equipamento fotográfico. Para isso, terão que efectuar a sua inscrição no local, e dizer, para uma câmara de vídeo as razões por que os Açores são especiais. Cada participante terá direito a duas tentativas, das quais será seleccionada a melhor.
O anúncio do clip final será emitido em directo no Telejornal de domingo.