Técnicos de diagnóstico e terapêutica vão receber retroativos

O processo de pagamento de retroativos aos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica dos Açores que viram as suas carreiras congeladas “vai ficar encerrado na sua totalidade este ano”.



Segundo uma nota do Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (STSS), a decisão resultou de uma reunião realizada na quarta-feira com a secretária regional da Saúde e do Desporto dos Açores, Mónica Seidi, com o objetivo de resolver o impasse no pagamento de retroativos aos profissionais que representa, “no seguimento do previsto no Decreto Legislativo Regional n.º 21/2022/A de 26 de agosto de 2022”.

Para Fernando Zorro, vice-presidente do STSS, “foi um avanço muito positivo nas negociações e que vai permitir que os pagamentos dos retroativos referentes aos anos 2020 e 2021, previstos para dezembro de 2024, sejam efetuados em outubro de 2023”.


PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.