Açoriano Oriental
Taxa de vacinação contra a gripe superior em 40% à do ano passado
A taxa de cobertura da vacinação contra a gripe é superior em 40% à registada na mesma altura no ano passado na população idosa, disse o diretor-geral da Saúde, Francisco George.
Taxa de vacinação contra a gripe superior em 40% à do ano passado

Autor: Lusa/AO online

Indicando que a grande maioria das pessoas com mais de 65 anos já estarão vacinadas, Francisco George indicou que a partir deste mês os centros de saúde poderão alargar as vacinas gratuitas também à restante população de risco, como os doentes crónicos.

“Foram enviadas orientações às administrações regionais de saúde e a todos os centros de saúde no sentido de, em função das disponibilidades de cada unidade, poder ser alargada a vacinação gratuita sobretudo a doentes com indicação médica para fazer a proteção contra a gripe”, tal como já sucedeu no ano passado, afirmou o diretor-geral da Saúde.

Segundo o responsável, este procedimento não é inovador e ocorre quando as autoridades começam a identificar uma descida da vacinação na população idosa, alargando a gratuitidade a quem mais precisa de ser imunizado.

Aliás, Francisco George está convicto de que a maioria dos idosos já foi vacinada, com a taxa de cobertura a ser superior em 40% à do ano passado na mesma altura para este grupo que tem vacinas gratuitas nos centros de saúde.

“Houve mais procura durante o mês de outubro e durante as primeiras semanas do mês de novembro”, indicou, acrescentando que ainda não há atividade gripal em Portugal.

Este ano, o Estado adquiriu cerca de 1,1 milhões de vacinas contra a gripe destinadas a serem dadas nos centros de saúde, a acrescentar às mais de 500 mil que foram distribuídas pelas farmácias para poderem ser compradas mediante receita médica.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados