Açoriano Oriental
Surpreendente Varzim ‘derruba’ Sporting da Taça com golo do ‘herói’ João Faria

O Varzim, da Liga 3, eliminou hoje o Sporting da Taça de Portugal de futebol, vencendo, por 1-0, o jogo da terceira eliminatória da competição, decidido com o golo solitário do defesa central João Faria.

Surpreendente Varzim ‘derruba’ Sporting da Taça com golo do ‘herói’ João Faria

Autor: Lusa /AO Online

O experiente jogador dos poveiros desequilibrou o desafio, no qual os ‘leões’ até foram mais dominadores, mas ineficazes, marcando aos 70 minutos, na sequência de um livre, aproveitando uma ‘brecha’ na defesa sportinguista.

O conjunto lisboeta, que até surgiu com os seus principais trunfos no ‘onze’, começou a fazer valer o seu estatuto de primodivisionário, assumindo a iniciativa do desafio e mostrando-se mais pressionantes, sobretudo com investidas pelas alas, onde Pedro Porro e Nuno Santos se mostravam em evidência.

Em contraponto, os laterais do Varzim, Tiago Cerveira e Tito Júnior, mostravam precisão máxima a travar as investidas contrárias, fazendo com que o maior volume de jogo dos ‘leões’ não fosse pródigo em situações de golo.

Ainda assim, Gonçalo Inácio deixou a primeira ameaça do Sporting com um cabeceamento perigoso, aos 13 minutos, que acabou por sair por cima, tendo pouco depois Trincão também falhado o alvo, de cabeça, após bom cruzamento de Nuno Santos.

O Varzim, mais expectante, ganhou confiança com a sua solidez defensiva, e a meio da etapa inicial começou a atrever-se em terrenos mais adiantados, explorando os contragolpes.

Numa dessas investidas, Onyeka falhou, por pouco, um desvio a um cruzamento de Tito Júnior, e, já perto do intervalo, Joãozinho esteve muito perto de inaugurar o marcador, valendo uma intervenção atenta do guarda-redes do Sporting Franco Israel, que manteve o nulo ao intervalo.

No regresso do descanso, repetiu-se a toada da etapa inicial, com o Sporting a fazer valer os melhores argumentos técnicos para se mostrar dominador, mas sem suficiente clarividência na altura da finalização.

Nuno Santos tentou contrariar essa pecha, com um remate forte de fora da área, aos 54 minutos, mas com bola sai a ‘rasar’ o poste do tranquilo guarda-redes do Varzim Ricardo Nunes.

Os nortenhos, percebendo a intranquilidade do adversário, e seguros na capacidade da sua linha defensiva, voltaram a apostar nos contra-ataques, mas foi de bola parada que conseguiram criar os maiores apuros para o Sporting.

Depois de Bruno Bernardo, na sequência de um livre ter falhado o alvo por pouco, foi o companheiro do eixo da defesa João Faria, capitão de equipa, pelo mesmo método, a desbloquear o desafio, desviando um cruzamento de Paulo Moreira com a coxa para o 1-0.

Com pouco mais de 20 minutos para o jogar, o Sporting partiu com tudo em busca de minimizar os danos, encostando “às cordas” o Varzim, mas numa altura em que os poveiros conseguiam redobrar a consistência da sua barreira defensiva, mostrando-se quase imperturbáveis perante as ameaças contrárias.

Jovane Cabral e Fatawu, lançados para a parte final do jogo, ainda tentaram dar largura ao jogo do Sporting e criar desequilíbrios, mas a falta de eficácia voltou a ser evidente de forma atroz, fazendo com que a vantagem do Varzim se arrastasse até ao final, dando aos poveiros a primeira vitória sobre o Sporting num histórico de cinco confrontos na Taça de Portugal, vingando a eliminação na época passada.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados