Açoriano Oriental
Sócrates inicia visita a Évora com turismo e Alqueva na agenda
O primeiro-ministro, José Sócrates, inicia hoje uma visita de dois dias ao distrito de Évora, marcada pelo lançamento de projectos turísticos e do abastecimento público de água a partir da Barragem de Alqueva.

Autor: Lusa/AO
Nos dois dias de “Governo Presente” em Évora, José Sócrates estará acompanhado de vários ministros, entre eles o da Economia e Inovação, Manuel Pinho, da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, do Trabalho de da Solidariedade Social, Vieira da Silva, da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva.

    O “Governo Presente” tem levado o Executivo liderado por José Sócrates a vários distritos do país e, hoje e sábado, é dedicado a Évora, com passagens por três concelhos, todos liderados por autarcas socialistas.

    A visita começa hoje às 12:00 com uma cerimónia que assinala a transferência de água de Alqueva para a albufeira do Monte Novo, perto de São Manços (concelho de Évora), destinada ao abastecimento público.

    Depois de almoço, Sócrates preside à inauguração da 2/a fase do Parque Industrial e Tecnológico de Évora (PITE), que passa a oferecer, numa área de 22 hectares, mais 150 lotes de terreno, uma parte destinados ao sector terciário e os restantes à indústria e equipamentos.

    Antes de um jantar com autarcas da região, na Pousada de Arraiolos, o primeiro-ministro inaugura o novo lar da Misericórdia de Borba, com capacidade para 36 utentes, num investimento de 800.000 euros, e que pretende dar resposta a uma lista de espera para a entrada de idosos que já se estende por mais de 150 pessoas.

    No sábado, José Sócrates efectua um passeio de barco pelo “Grande Lago” de Alqueva e, na vila medieval de Monsaraz, às 11:30, participa na apresentação de 11 novos projectos turísticos de “excelência” para vários concelhos da região.

    O Parque Alqueva, um empreendimento de grandes dimensões projectado para as margens de Alqueva e classificado como de Potencial Interesse Nacional (PIN), é um desses investimentos.

    O projecto, liderado pelo empresário José Roquette, através da Sociedade Alentejana de Investimentos e Participações (SAIP), prevê um investimento de mil milhões de euros e a criação de dois mil postos de trabalho e é considerado um dos maiores investimentos turísticos a realizar no Alentejo na próxima década.

    Outro dos projectos a apresentar sábado é o da Herdade do Barrocal, igualmente em Reguengos de Monsaraz e na zona de Alqueva, também classificado como PIN, que envolve um investimento de 90 milhões de euros.

    A meio da tarde na Arena d´Évora, o primeiro-ministro preside a uma sessão “Novas Oportunidades”, em que serão entregues mais de 400 diplomas a jovens e adultos que, em 2007, concluíram o seu percurso formativo no pólo de Évora da Escola Profissional da Região Alentejo (EPRAL) e no Centro Novas Oportunidades da Fundação Alentejo.

    Na cerimónia, serão ainda entregues diploma a aproximadamente mais 40 adultos, oriundos de outras escolas do Alentejo Central, que concluíram com sucesso os respectivos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).

    A sessão inclui também a entrega de cerca de 200 computadores a alunos, adultos e professores que estão a participar em acções de formação (inicial e RVCC) nas estruturas da Fundação Alentejo.

    Com esta entrega, são atingidos os cem mil computadores distribuídos pelo Governo, no âmbito das “Novas Oportunidades” e do Plano Tecnológico.

    O programa do “Governo Presente” termina com uma sessão com parceiros sociais, no Governo Civil de Évora, a partir das 18:30.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.