G7

Sobrevivência do euro é do interesse "absoluto" dos EUA

O secretário norte-americano do Tesouro, Timothy Geithner, afirmou em Marselha que é “absolutamente” do interesse dos Estados Unidos que o euro sobreviva à crise da dívida soberana, sublinhando a vontade de "ajudar os europeus neste problema".


O responsável norte-americano, que se encontra na cidade francesa a participar num encontro do G7 ao nível dos ministros das Finanças e dos bancos centrais, manifestou ainda a convicção de que a solução para os problemas das dívidas depende da “vontade política” dos líderes da União Europeia.

“Eles estão a fazer alguma coisa, mas penso que vão ter que demonstrar ao mundo que têm a vontade política suficiente”, afirmou o secretário norte-americano do Tesouro. “Isto não é uma questão de capacidade financeira ou económica”, acrescentou.

Os responsáveis do G7 estão pela primeira vez reunidos desde que prometeram uma “acção coordenada” em 8 de Agosto último para acalmar os mercados financeiros. Timothy Geithner deverá manter ainda hoje encontros bilaterais com o ministro francês das Finanças, François Baroin, e com o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet
PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.